Sem Medo de Preenchimentos e Toxina Botulinica

Nenhum Comentário

 

Toxina ButulinicaMesmo com o advento das novas tecnologias dos lasers, os preenchimentos e a toxina botulínica ainda ocupam o lugar de destaque nos consultórios dermatológicos. Esses procedimentos estão sendo feitos por pacientes cada vez mais cedo e são rápidos, menos agressivos e seus efeitos bem mais sutis.

Muitos pacientes têm receio de ficarem deformados com tais procedimentos ou tem medo dos efeitos adversos. Diversas vezes escutamos: “Não quero ficar com a cara de boneca de cera ou boca de pato”. Isso não acontece se o procedimento for bem indicado e feito por um profissional competente. O ideal é que a pessoa não espere a chegada das marcas profundas do envelhecimento para, de uma hora para a outra, aderir aos procedimentos cirúrgicos. A nova demanda de pacientes tem como características estarem com cerca de 30 anos e obterem pequenas e quase imperceptíveis intervenções. “Não queremos modificar a fisionomia do paciente e sim deixá-lo com um aspecto mais descansado e menos envelhecido. Por isso, nós médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos, procuramos agir com delicadeza nas intervenções, para que não seja notada grande diferença e para que a naturalidade da fisionomia do paciente não seja modificada.”

Os recursos técnicos e científicos são utilizados pelos dermatologistas ou cirurgiões plásticos que se concentram na harmonia do rosto, valorizando o que cada um tem de bom, fazendo uma ou outra correção ao mesmo tempo em que se preserva as características da aparência individual ou então, recuperando-as, caso elas só possam ser vistas em fotos do passado e trazendo de volta a aparência jovem (que não se restringe à pele sem ruga).

Com o passar do tempo se perde o colágeno e com isso os volumes da face vão diminuindo e aparecem as rugas e os vincos ou sulcos. Um deles e principal alvo dos preenchimentos é o chamado sulco nasogeniano , que é o sulco que aparece com o aumento da flacidez da bochecha e vai do nariz até o canto externo na boca. O popular bigode chinês ou sulco labiomentoniano também é muito bem corrigido com esses tratamentos de preenchimento.

O Acido hialurônico é o preenchimento mais utilizado nos consultórios. É utilizado há cerca de 10 anos com muita segurança, para preencher rugas que não são resolvidas com toxina botulínica e dar volume a face. Seu uso também é feito para preencher lábios e olheiras. A durabilidade deste procedimento varia de oito meses a um ano e é feito no consultório com anestesia tópica local, e dura cerca de 15 minutos. O efeito é imediato.

Há no mercado, outros tipos de preenchimentos, alguns, considerados definitivos e que quando bem indicados, têm seus lugares de destaque e bons resultados. Porém devem ser manipulados com cautela, por médicos e especialistas em técnicas de aplicação.

Já a toxina botulínica é uma substância produzida por uma bactéria causadora do Botulismo, mas que em pequenas quantidades serve para tratamento de rugas sem apresentação de riscos e é aplicado pelos médicos há mais de 10 anos. As rugas a serem tratadas com a toxina são as chamadas dinâmicas, ou, rugas de expressão, que aparecem através da contração muscular, como as da testa e os pés de galinha. A toxina atua causando uma paralisia muscular momentânea, ou seja, em cerca de 4 a 6 meses a musculatura retoma sua atividade. Ao paralisar a musculatura, a movimentação dos músculos facias diminuem, e como consequência, a formação de rugas. Hoje em dia já não se utiliza a paralisação completa, proporcionando um aspecto mais natural, evitando que o paciente fique com a famosa “cara de botox”. As rugas que marcam mais também têm solução: o uso da toxina no período de seis em seis meses, totalizando quatro a cinco aplicações minimizam o aspecto das rugas.

Dermatologistas também utilizam a toxina botulínica para tratamento de suor excessivo (hiperidrose) nas axilas e mãos, para tratamento de sorriso gengival e elevação discreta da ponta do nariz.

A Combinação de tratamentos de botox e preenchimentos é uma ótima solução para o rejuvenescimento, que quando bem aplicada, resoluta em um semblante natural, sem causar imperfeições por exagero por parte do profissional ou do paciente. Procure sempre um médico especialista para a realização de quaisquer procedimentos estéticos ou cirúrgicos.

Dra. Deborah Brazuna – Dermatologista

http://www.buscomedico.com.br/ficha/20-64/dra-deborah-brazuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>